sábado, 31 de dezembro de 2011

Plenária Final do XXII CEUFAM

O XXII CEUFAM foi realizado no Auditório da Faculdade de Medicina, nos dias 18 à 20 de Novembro de 2010. A Plenária Final colocou boas idéias para que a próxima gestão do DCE cumprisse estas normas. Hoje a atual gestão, eleita em 27 de Abril,  não cumpriu nada das resoluções e nem das suas promessas de campanha. A gestão apenas mantém o comercial politiqueiro das agremiações subsidiadas por partidos políticos para, que depois do fim da gestão, mantenham-se no poder por meio do aparelhamento e atrelamento partidário. Diga-se de passagem que algumas das promessas desta chapa são mostradas porque estavam no calendário de obras da Universidade.


Resoluções finais do XXII Congresso dos Estudantes da Universidade Federal do Amazonas – CEUFAM. Estas resoluções irão dirigir as decisões da próxima gestão do DCE-UFAM.Por decisão do Congresso as Mesas “Educação, Arte e Cultura” e “Meio Ambiente e o Papel da Universidade” foram fundidas em apenas uma. Processo análogo ocorreu com as Mesas “Movimento Estudantil” e “Conjuntura Política”.


PLENÁRIA FINAL

Mesas: Educação, Arte, Cultura e Meio Ambiente

Mais ônibus 125, 352, 354 (principalmente, pois é o único que serve a zona Leste e zona Norte), 616 nas horas de pico. Uma linha de ônibus para cada terminal.


Solicitar que a linha 125 faça integração a partir da parada em frente ao INPA, com liberação da entrada para os estudantes da UFAM, no sentido Campus.

Criar nova linha que venha pela av. das torres saindo do T3, para atender os universitários que residem nas zonas Norte e Leste.

Reivindicar a adaptação dos veículos de transporte coletivo ao nosso clima, com abertura da parte superior das janelas. Acessibilidade aos cadeirantes e qualquer outro portador de necessidades especiais ao transporte público.
ENEM e REUNI: pela revogação do ENEM como método de ingresso na universidade e revogação do REUNI e ENADE.

Contra a proibição das sextas culturais e maior incentivo à arte e cultura, com criação de mais projetos nestas áreas.

Realização do FUM – Festival Universitário de Música – como prevê o estatuto do DCE. Após a realização de um Fórum Cultural;

Professor titular faltoso: penalização do professor titular faltoso, penalização do chefe do departamento quando o professor titular faltar e não ser penalizado pelo departamento e cogitar a substituição (exigir concurso público) do professor titular faltoso.

Professor substituto: Realização de concurso que atenda à demanda de todos os cursos.

Solicitar gerador de energia para as outras unidades que não a possuem, inclusive para o interior.

Segurança: Iluminação das unidades e mais seguranças trabalhando nas mesmas de forma proporcional ao número de alunos das unidades em todos os turnos de atividade. Criação de unidades de vigilância em todas as unidades.

Restaurante Universitário: trocar o fornecedor do R.U e, para a próxima licitação, criar novos critérios para a contratação da nova empresa, que impeçam a ocorrência de problemas atuais, como bichos na comida.

Inclusão dos seguintes cargos para realização de concurso público: limpeza e conservação (englobando manutenção das instalações);

Ativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do setor Norte e a construção da ETE do setor Sul, do campus universitário Senador Artur Virgilio Filho, com a apresentação do projeto com a data para a finalização do mesmo, assim como abertura de inquérito pra responsabilizar os culpados dos danos causados.

Uma maior participação da UFAM nos debates de Saneamento Básico do Estado do Amazonas.

Que a UFAM se insira efetivamente na questão da construção do Porto das Lages na Colônia Oliveira Machado.

Exigir a participação ativa da Universidade Federal do Amazonas no PPP (Planejamento Político Pedagógico) tanto da SEDUC quanto da SEMED, para uma melhoria na qualidade do ensino básico.

Pela ampliação dos Planos de Assistência Estudantil que contemple a comunidade universitária em suas necessidades.

Pela manutenção da autonomia da Casa do Estudante na seleção de novos membros.


Mesas: Movimento Estudantil e Conjuntura Política 

Que o CEUFAM seja para todos os alunos da UFAM;

Que os Diretórios Regionais façam seus congressos e retirem delegados para participar do CEUFAM;

Que se crie em CEB código de ética do DCE;

Pensar em modificação do Estatuto do DCE, no que diz respeito a inserção das unidades do interior com direito a voz e voto;

Que seja garantida a participação de delegados do interior, sendo um representante de cada curso e um representante do diretório regional de cada polo no CEUFAM via eleição direta organizada pelos DR’s e CA’s de cada polo.

Pela manutenção da meia passagem. Lutar pelo passe livre;

Transporte de boa qualidade na UFAM e comunidade;

Lutar para desvinculação das verbas, o interior possa ter dinheiro para bancar os seus custos. Para comprar uma lâmpada pede-se autorização de Manaus. 

Construção do RU no setor norte no campus Manaus;

Segurança na universidade;

Que a UFAM garanta a vinda dos discentes do interior para os congressos e reuniões que decidem questões referentes aos mesmos;

Que os departamentos efetivamente funcionem a noite e aos sábados juntamente com o RU com qualidade e biblioteca até as 22:00;

Fim da UNISOL;

Seminário pelo fim da UNISOL: UNISOL para que?

Lutar pela construção da  Casa dos Estudante/ restaurante universitário/ginásio poliesportivo no interior;

Conclusão de obras inacabadas nos campus;

Mais verbas para pesquisa, ensino, extensão e para casa do estudante;

Melhoria dos cursos noturnos;

Encaminhar às instâncias de coordenação e principalmente à reitoria: o cumprimento, por parte dos departamentos, do estabelecido no Estatuto da UFAM e no respectivo regimento geral: A construção da coletividade democrática dos projetos políticos pedagógicos dos cursos de graduação, enfatizando a construção efetiva doe todos os interessados (alunos principalmente), em sua construção. Ainda que a PROEG se pronuncie a respeito e tenha participação como órgão coordenador, fiscalizando se os departamentos, através de seus colegiados, coloque-os em prática.

Que o DCE organize debates sobre opressões de gênero, raça e LGBTT;

A assistência Estudantil para alunos da noite, com janta oferecida pelo RU; (Assistência estudantil)

Discutir a ANEL, Assembleia Nacional de Estudantes - Livres;

Não a restrição da Meia-Entrada;

Lutar pelo Passe Livre;

Por um DCE atuante;

Não a privatização da sede do DCE-UFAM e a qualquer atividade financeira não comunicada em CEB aos Centros Acadêmicos;

Que o DCE cumpra com seus deveres estatutários;

Lutar pela garantia da qualidade aos novos cursos criados pelo REUNI;

Pelo fim da ocupação militar no Haiti;

Contra a criminalização dos movimentos sociais;

O petróleo tem que ser nosso! Não à privatização da Petrobrás;

Não à exploração do pré-sal por grandes grupos estrangeiros;

Preservar os direitos trabalhistas para quando sairmos da universidade: contra o fator previdenciário;

Que a Universidade garanta a vinda dos conselheiros universitários discentes para as reuniões do CONSAD/CONSEPE/CONSUNI;

Fica mantido que as eleições sejam realizadas no campus de Manaus (Art. 1 do Estatuto aprovado no XX CEUFAM).

Calendário para o processo sucessório do DCE-UFAM.
A – Lançamento do edital: 08/03;
B – Inscrição de 08/03 à 22/03;
C – Campanha 23/03 à 12/04;
D – Eleição: 13/04;
E – Estabelecimento de comissão eleitoral com cinco CA’s: CACHA, CACIEN, CALLES, CECLA e CASSA.



Consultar o Estatuto do DCE-UFAM aqui.

Consultar as Resoluções do XX CEUFAM aqui.

Consultar o jornal A Voz Universitária aqui.

Download de todos estes documentos aqui.

0 Comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados não refletem necessariamente a posição deste blog. Desaconselho o uso de caixa alta. Ao blog reserva-se o direito de não publicar comentários de anônimos. Peço gentilmente àqueles que não tem conta no Google que deixem o nome após o comentário, caso não queiram se enquadrar na categoria Anônimo. Desde já agradeço os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...