Índio Mura |
Os Muras constituíram uma tribo de língua isolada. Após as várias campanhas das Tropas Auxiliares, epidemias de sarampo e varíola e constante retalições dos Mundurucus, os Muras viram-se reduzidos. No final do século XVII, uma lenta adoção da língua geral é notada no meio Mura.
Episódio controverso da história colonial portuguesa, durante toda a historiografia brasileira e portuguesa os motivos dos ataques Mura e contra-ataque português nunca foram dividamente esclarecidos. Ora, as circunstâncias conjunturais implicam em interpretações diacrônicas. Porém, na década de 1980, um professor do departamento de História da Universidade do Amazonas, em viagem a Portugal, encontrou os documentos, inéditos, sobre o acontecimento. Destes documentos surgiu livro intitulado "Autos da Devassa sobre os Índios Mura", pelo extinto CEDEAM - Comissão de Documentação da Amazônia. Os verdadeiros motivos, litígios e posterior devassa estão agrupados neste livro e pode ser consultado na biblioteca da Universidade Federal do Amazonas e no Museu Amazônico.
Mas para aqueles que não estão muito afim de viajar até aqui em Manaus será disponibilizado neste blog os documentos da Devassa. O primeiro documento data de 13 de Outubro de 1738. Já a transcrição, paciência filho! Faça você mesmo!
interessante
ResponderExcluirjá disse interessante
ResponderExcluir