terça-feira, 18 de junho de 2013

GUIAS DE PROTEÇÃO PARA MANIFESTANTES

Diante das movimentações sociais nestas décadas de dois mil e dois mil e dez contra as crises econômicas, religiosas, que atentam contra liberdade, a corrupção, gastança do erário público e a crescente indignação da opinião pública, os movimentos estão levando a sociedade às ruas. E nas ruas enfrenta-se a truculência da alienada e proletária polícia, a responsável pela manutenção da "ordem". Para fazer frente a este repressivo estado policial (pior do que a Ditadura) apresentamos o Guia de Proteção Pessoal para Manifestantes Pacíficos e o Pequeno Manual do Manifestante em Portugal. Que todo movimento é pacífico, mas a impaciência com todos os problemas elencados acima acabam tirando a paciência de qualquer cidadão. Pedimos que leiam com atenção. As primeiras dicas foram retiradas do folheto Pequeno Manual do Manifestante em Portugal e o segundo é do Guia de Proteção Pessoal.


PEQUENO MANUAL DO MANIFESTANTE EM PORTUGAL - Compilado

1- A regra nº 1 é utilizar sempre o bom senso (seja isso o que for), e NUNCA ENTRAR EM PÂNICO! 
Em última análise, os juristas que te apoiam não estão a dormir (mas convém que também tu não adormeças).

Antes da manifestação:

-  Tenha  um  grupo  de  afinidade  (grupo  de  pessoas  que  se  conheçam  e  que  devem  olhar  umas pelas outras). Não fique sozinho antes, durante e depois de uma manifestação;
- Tenha o contato do grupo (se existir);
- Prepare tudo o que vai levar com antecedência.    
- Não  leve  drogas,  armas,  lentes  de  contacto  (prefira sempre  óculos ou protetores oculares),  maquiagem (possibilidade de a polícia utilizar gás), canivetes suíços, soco inglês, nem garrafas de vidro ou outros objetos que a polícia possa classificar como armas;
-  Se  quiser leva  uma  máquina  fotográfica  ou  de  filmadora (pode  ser  importante  para  documentar  a atuação  da  polícia),  mas  observe que muitas vezes  também  as  máquinas  são  alvo  da violência policial.

IMPORTANTE! Não leve vinagre. É mito o vinagre proteger dos efeitos dos gases. Faça uma solução de uma grande quantidade de carvão ativado (vendido em lojas de produtos químicos), envolvido em um pano grande e cobrir a boca e o nariz.


GUIA DE PROTEÇÃO PESSOAL PARA MANIFESTANTES PACÍFICOS


Os óculos podem ser adquiridos em qualquer loja de construção. À luta.

Aprenda a fazer uma máscara aqui. Em lugar do vinagre adicione a camada de carvão ativado.

0 Comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados não refletem necessariamente a posição deste blog. Desaconselho o uso de caixa alta. Ao blog reserva-se o direito de não publicar comentários de anônimos. Peço gentilmente àqueles que não tem conta no Google que deixem o nome após o comentário, caso não queiram se enquadrar na categoria Anônimo. Desde já agradeço os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...