sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Padronização de uma solução de ácido clorídrico

Química é uma das disciplinas científicas mais escrotas que existe. Não esqueço dos relatórios também. Certo dia foi-nos passado um exercício para a padronização de uma solução de HCl à 37%. Aí ferrou! Visto que lá na Idade Moderna eu não aprendí os caminhos básicos da disciplina, imagine na Idade Contemporânea! Lá estava eu, um estudante de merda tentando padronizar uma solução de HCl... Engenheiro químico falido.

Mas nem tudo são tristezas. Eu consegui padronizar uma solução depois de muita consulta em livros e na internet. Visto que sou uma pessoa bondosa irei postar para os agoniados uma das maneiras para padronizar uma solução. Neste caso, HCl (ácido clorídrico). Eu queria saber qual o volume de HCl poderia ser usado para um volume de 200 mL. Os passos são os seguintes:

1 - Veja as informações do rótulo. As informações que precisamos são a densidade e a porcentagem. No caso estudado foram 1,19 cm cúbicos e 37% de dissociação.

2 - Com base nos dados do rótulo faça uma regra de três simples com os seguintes cálculos:
1,19        ----> 1cm3
Xg           ----> 1000cm3
=1,190g

Ou seja, verificamos quantos gramas deveremos adicionar a 1 L. Neste caso usamos da densidade.

3 - Regra de três para a dissociação do HCl:
1,190g --> 100%
x          ---> 37%
= 440,3 g

Neste caso usamos o resultado em gramas multilplicado pela porcentagem de dissociação.

4 - Regra de três para a quantidade de mols:
1 mol ----> 36,46 g
x        ----> 440,3 g
= 12 mol

Neste cálculo verificamos a quantidade de mols. Utilizamos o peso molecular do HCl (36,46).

5 - Substituímos na fórmula m1v1=m2v2:
m1= 12 mol
m2= 0,5 mol
v1=?
v2=200mL

v1=0,5mlx200mL/12mol=8,3mL

Este resultado é a quantidade que será usada. Adicione os 8,3mL no balão volumétrico e, em seguida, complete o volume com água destilada e homogeinize a solução. Aí está a solução padrão de HCl!

3 comentários:

  1. sinto dizer que isso não é uma padronização, aí está apenas a preparação da solução e a concentração é aproximada, para padroniza-la você deverá determinar a concentração com maior precisão, geralmente usa-se um padrão primário (neste caso carbonato de sódio)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Naomi-chan! Bom dia!

      De fato, é apenas a preparação da solução. Como já faz mais de um ano e meio que postei este tópico nem me dei ao trabalho de dar uma olhada. :P

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  2. faliu de vez....rsrsrs....pesquise mais um pouquinho que vc consegue

    ResponderExcluir

Os comentários aqui postados não refletem necessariamente a posição deste blog. Desaconselho o uso de caixa alta. Ao blog reserva-se o direito de não publicar comentários de anônimos. Peço gentilmente àqueles que não tem conta no Google que deixem o nome após o comentário, caso não queiram se enquadrar na categoria Anônimo. Desde já agradeço os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...