domingo, 1 de julho de 2012

Venezuela entra no Mercosul - Agora o ônibus da UFAM pode entrar no país?

Bem, bem, bem. Assim caminha a América do Sul. Na base do tapa! Vejamos: o Lugo foi deposto com base numa explicação jurídica subjetiva de uma constituição fraca. O Mercosul, que não funciona, suspendeu o Paraguai e deixou a Venezuela entrar à revelia do Paraguai. A UNASUL (que não serve para nada, mas apenas para uma legitimação ideológica regional e das linhas de governo atuais) o mesmo. Então eu pergunto: o que vamos ganhar com isso? Teremos o envio de petróleo barato para o Brasil pela Venezuela? Vamos ter mais cocaína da Bolívia, mas a um preço mais acessível? Ou vamos comprar alguns produtos de péssima qualidade da Argentina? Ou as empresas e a Receita vão se livrar dos produtos pirateados e contrabandeados do vizinho Paraguai?

Bandeira do Mercosul
Não sei. Em meu ponto de vista o Mercosul não serve para nada. Os seus membros permanentes vivem com problemas alfandegários que se arrastam por décadas. Os vizinhos mais ricos sustentam os mais ferrados por meio do FOCEM. O bloco em sim não tem força econômica e os seus pares procuram parcerias internacionais para aumentarem o leque econômico. Todos os membros têm contrastes econômicos e sociais, onde o campeão é a Terra de Santa Cruz ( Brasil seu desinformado!). Aqui a concentração de renda nas mãos de poucos é absurda e, cogita-se, ser a maior concentração de renda do mundo.

Bandeira da Argentina
A Argentina? É um país quebrado, fudido. O seu maior trunfo de exportação deve ser o sapato. O governo de lá mantém o que o daqui não conseguiu: a institucionalização de uma esquerda vagabunda na midia oficial. Um país de uma população mestiça metida a branca, altamente racista. Possuem uma tendência a invocar uma suposta superioridade e de fazer acordos com governos ou países contraventores. Vejam o caso de amor com a Alemanha Nazista. Mas eles são muito fodas!! A Suprema Corte teve colhões para anular a safada Lei de Anistia de lá, moda que pegou depois que os regimes militares caíram na América do Sul. Prederam estes milicos de merda. Tem um bom sistema escolar. E devem para o Brasil e não pagam desde 2005.

O Uruguai? kkkk. Próximo.

Bandeira do Paraguai
Paraguai??? Este sim é de notável, irrisória ou nula contribuição aos três do bloco. Está acostumado ao ostracismo político internacional. Está na midia devido ao golpe constitucional. Ele é o nosso conhecido eufemismo para produtos falsos ou qualquer outra atividade, função, ideia ou nulidade. Se você aposta em um jogador, que se diz bom - tipo o Neymar, e ele perde, diz-se que é do Paraguai. Se um árbitro aplica um lance duvidoso, logo ele é do Paraguai. O Paraguai reclama que os países mais ricos do Mercosul deveriam ajuda-lo, já que é o mais pobre. Aí criaram o FOCEM (Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul), que nada mais é um "Bolsa-País". O FOCEM é para ajuda-los em sua infraestrutura e economia. Já foram liberados mais de 600 milhões para este país que não vai ajudar em nada a economia dos outros membros. E ainda está estudando sair do bloco levando nossos dividendos. Mas vale uma correção: não é o Paraguai é o governo, a elite, que está querendo sair do bloco. Depois que desviaram a grana enviada, vão sair fora! Enquanto as Universidades Federais estão em greve, enquanto faltam recursos para a saúde, enquanto tudo que falta ou é desviados pelos nossos amados deputados e senadores, o Brasil fica dando dinheiro para os outros! Primeiros os filhos, porra! Mas é isso aí. O Mercosul deixou de ser um bloco, meia boca, para ser mais um promotor de defesa ideológico. Nada mais. Nós e o Paraguai ganharemos muito com a sua saída.

O Paraguai é o nosso amado estado do Acre. Como já foi dito, não acrescenta em nada. Apenas dá um rombo no orçamento dos membros do Mercosur. Por que ele não cresce? Porque os governantes não estão interessados em um projeto de país. Só querem o poder mesmo. Daqui a pouco teremos uma base dos EUA no Paraguai nos ameaçando. E o governo paraguaio vai querer levar Itaipu, construída com mais de 70% de recursos brasileiros. Vale lembrar que no governo do ditador Stroessner e seus amigos militares enriqueceram à custa do empobrecimento e sacrifício da maior parte da população. É o Paraguai. Recentemente o representante do Paraguai na OEA, Hugo Saquier, disse que Uruguai, Brasil e Argentina formaram nova Tríplice Alianca! Aliança de onde? Este papo velho de que o Paraguai era o país mais desenvolvido da América do Sul, no século XIX, e que a guerra acabou com ele e todo o resto da conversa é balela. Solano Lopez era um ditador inveterado, que atendia aos desejos das elites. E aí mexeu com os vizinhos e levou o dele. Perdeu porque o arsenal militar e a estratégia atrasaram e foram erradas. Enfim, não ganhamos nada com ele no bloco, que nem bloco é. É um clube. Quem perde lá no Paraguai é povo. Este sim, perde.

Brasil? Acho que este é muito hipócrita e não quero comentar nada, por enquanto.

Caricatura de Chaves a lá Bolivar
E a Venezuela? Ah Venezuela, que saudades tenho de ti. Das pessoas, dos lugares, do ar, do céu. Mas Venezuela, tu tens um problema. Os teus governantes não querem deixar o poder. Fecham todo e qualquer meio de comunicação que façam oposição. Já a oposição é uma golpista a lá Paraguai. Todos nós sabemos do golpe que eles deram. Menos os venezuelanos, claro. Venezuela, um país onde a inflação é enorme, desemprego, pouca renda, ausência de certas instituições ou supressão destas, ou mesmo a inversão de modalidades. Onde já se viu o Exército ser o aparato policial? Só na Venezuela mesmo. Para entrar na em qualquer país do Mercosul basta identidade. Já na Venezuela...

Em Março de 2011 a turma de história da UFAM foi para a bela cidade de Maracaibo. Era o II Congresso Internacional de História Imediata. Só não foi 100% bom porque tivemos que deixar o ônibus da UFAM na na fronteiriça Santa Elena de Uairen e gastar nosso suado dinheiro durante o trajeto para a cidade. Mas parece que com a entrada da Venezuela ao bloco, estas barreiras devem cair em até 5 meses. Mas não duvido que vá acontecer. Sabe o por que? Por que o governo e instituições venezuelanos sofrem do mesmo mau dos hermanos.

Está previsto no acordo a livre circulação de mercadorias e transportes. Isso já acontece de forma plena nos três sócios. Mas eu afirmo que o Chavez não vai ter colhões para tanto. Primeiro porque os empresários de ônibus vão perder com isso. Empresas brasileiras levarão muitos brasileiros para Margarita. E estes empresários não vão gostar de perder esta fatia. Segundo porque ele não vai ter tato para tratar com as várias instâncias responsáveis por fronteiras. Desde o ano passado a Polícia Federal está enviando uma nota de Protesto contra as autoridades venezuelanas lotadas nas Alcabalas. Segundo este documento, e eu sou uma das vítimas, nas alcabalas a extorsão caminha sem precedentes. Extorsão! Terceiro porque o país brigou para entrar no Mercosul mas não está preparado para cumprir as exigências alfandegárias e de barreiras. E vale lembrar que se o governo paraguaio avalie que seja ruim sair do Mercosul, eles podem voltar em 2013 e retirar a Venezuela.

Mas e se o Chavez decida ter punho firme para agradar os membros e em 5 meses faça tudo da cartilha? Lembrem-se que ao entrar no bloco ele concorda com todos os documentos do bloco. Se o Chavito ter pulso firme, então o buzão da UFAM poderá entrar no país e poderemos gastar a vontade, sem se preocupar em dormir em hotéis, para para almoçar, trocar de rota e tudo o mais. E a equipe de Rugby da FEFF finalmente vai para Mérida disputar o campeonato. Veja que ganhamos com o governo chavista! Podemos entrar sem gastar toda a grana em vários trajetos de ônibus; podemos ir lá torrar nossa grana, porque nosso poder de comprar é maior, muito maior; podemos, se caso ocorra, ter uma queda no preço da gasolina; o passaporte vai ter o nome da Venezuela e outros. Ao menos vamos ganhamos com este falso discurso de democracia e integração regional e com o golpe da democracia made in Paraguai. E o ônibus da UFAM vai entrar na Venezuela! E não ficar estacionado em Santa Elena de Uairem...

0 Comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados não refletem necessariamente a posição deste blog. Desaconselho o uso de caixa alta. Ao blog reserva-se o direito de não publicar comentários de anônimos. Peço gentilmente àqueles que não tem conta no Google que deixem o nome após o comentário, caso não queiram se enquadrar na categoria Anônimo. Desde já agradeço os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...