sexta-feira, 20 de abril de 2012

Como configurar o emulador pSX 1.13 para Playstation X

Atualizado em 09 de agosto de 2016

ATENÇÃO!!

Muitos leitores estão enviando relatos de que determinados jogos não funcionam com o emulador e pedindo dicas ou resoluções para rodar tais jogos. Leia a  lista de compatibilidade do emulador e veja se a ISO em questão apresenta funcionalidades reduzidas. Em caso positivo troque por outro emulador.


Emuladores são fautre! Quem nunca teve saudades dos antigos consoles tais Super Nintendo, Playstation, Nintendo 64, Mega Drive, Saturn e outros? Tempos daqueles jogos fodões de uma época em que os jogos assustavam com os novos conceitos gráficos de então. Tudo bem que hoje em dia muita coisa mudou e os jogos e consoles estão mais potentes, tornando os antigos consoles verdadeiras carroças. Mas se  refletirmos um pouco, chegaremos a conclusão de que estas atuais inovações e avanços foram muito rápidas e partiram das descobertas e conquistas dos antigos consoles. Sim, estes antigos consoles não são nada perto de um X Box, Playstation 3, Nintendo Wii e outros. Mas convenhamos: a saudade dói e as lembranças destes jogos nunca nos abandonam. Por isso, uns tempos destes andei atrás de um emulador para o Playtation X, já que a saudade dos jogos Mega Man X4, Rayman, Castlevania X Symphony of the Night, Tekken, Megaman 8 e outros estavam a flor da pele.

Porém, ao procurar emuladores e ROMS deparei-me com uma tarefa difícil. Os videos e tutorais, em sua maioria, não apresentavam uma linguagem clara e atualizada sobre os principais emuladores. Quase todos os videos  apresentavam versões anteriores e os tutoriais, além de um excesso de comerciais em suas páginas, estavam desatualizados. Mas a dificuldade não para por aí. Nos sites onde se pode baixar estes emuladores, os servidores são lentos e ainda possuem links direcionados para indesejáveis páginas comerciais. Como se a pessoa fosse obrigada a cadastrar-se em alguma inutilidade para baixar alguma coisa!

Encontrei poucos tutoriais e videos bons. Também encontrei bons emuladores. Uns de fácil configuração, outros difíceis. Cito o SSF, o ePSXe, o pSX e outros muito chatos. A outra dificuldade são as BIOS. Para conseguir a BIOS entre em Contato. Os melhores emuladores de Playstation são o ePSXe, o pSX e o Emurayden. Todos eles estão em constante atualizações. O que eu achei mais fácil de configurar foi o pSX que atualmente está na versão 1.13. O uso de emuladores também leva em conta o poder de fogo de sua máquina. Para as minhas necessidades, todas as versões do ePSXe, pSX e SSF rodam muito e sem bug nenhum. Logo minha máquina é muito foda mermão.

Chega de falatório e vamos ao que interessa. Primeiro baixe o pSX 1.13. Você poderá encontra-lo em vários sites de jogos. Alguns sites dispõem o emulador pronto para o uso, ou seja, com a bios. Para baixar jogos eu recomendo as páginas Coolrom, Emuparadise, Freeroms e outros. Eles possuem servidores lentos, mas vale a pena. O Joystick utilizado neste tutorial é o modelo Joypad Dual Shock da Multilaser. O preço está em torno de R$ 25,00 a R$ 30,00 reais.

Para rodar o pSX recomenda-se um micro com processador de 1.8 GHz Single Core, placa de video Midi-Range ou superior (qualquer máquina hoje roda...) e 1 GB RAM.


Bem, baixe o pSX 1.13 para o seu micro. Crie uma nova pasta para colocar o arquivo e descompacta-lo. A não ser que já tenha uma pasta certa para isso, não precisa criar a pasta. No meu caso eu nomeei a pasta em Playstation. Veja a figura abaixo:


Observem que depositei o arquivo compactado na pasta Playstation. Logo em seguida descompactei o arquivo. Veja a figura abaixo:


Após a descompactação as seguintes subpastas são criadas: bios, cards, cdimages, saves, screenshots e utils. Observe que vêm o aplicativo psxfin.exe, a extensão de aplicativo unicows.dll e os arquivos de textos readme e unicows_license. Não delete nenhum destes arquivos. Apenas, caso queira, o arquivo compactado. As pastas que precisará depositar certos arquivos são a bios, cdimages e cards. Para rodar o emulador você vai precisar da bios. Mas como é ilegal a distribuição sugiro você procurar na internet a Bios. Já na pasta cdimages serão depositados os jogos, que poderão vir em ISO ou BIN. Mas se você não quiser depositar nestas pastas e colocar em outra não tem problema. É só acessar depois esta pasta com os ROMS. Após baixar a bios, coloque ela na referente pasta e execute o aplicativo psxfin.exe. Uma tela vai aparecer igual a figura abaixo:

Caixa de idiomas

Escolha o idioma que deseja para utilizar no emulador. No meu caso eu escolhi o português brasileiro. Se tudo ocorrer bem, a imagem abaixo irá aparecer:


Caso apareça outra tela pedindo a bios, não se preocupe, esta janela vai abrir exatamente na pasta bios. Lá você escolhe a bios e pronto. Mas não basta apenas isso. você deverá criar o save virtual. Vá em Arquivo/Configurações/Memory cards. Escolha uma das entradas e dê o nome que desejar para o save. Termine e clique em OK. Veja figura abaixo:

Em meu caso nomeei para SAVE 1
Após este passo vá para o seguinte. Nas abas Gráficos e Som sugiro a seguinte configuração:

Gráficos e som
Em Arquivo clique em Inserir imagem de CD. Uma janela vai se abrir na pasta CDIMAGES. Lá escolha a ROM e comece a festa.


Em seguida configure os controles. Para este passo foi utilizado o Joypad Dual Shock da Multilaser. Observe que na caixa Dispositivo está marcado Nenhum. Mas se você já plugou o controle, então clique na seta e observe que logo abaixo se encontra o nome do controle que você está usando.  Neste caso o Vibration Joystick. Recomendo que plugue o Joystick antes de executar o emulador.

Configuração do joystick
Após escolher o drive do seu Joystick vá para o próximo passo. Na caixa Tipo escolha do plugin que mais vai se adequar ao seu tipo de Joystick. Se você tem um Joystick Dual Shock, recomendo escolher o Controle Padrão. Alguns jogos já estão configurados para reconhecer o Vibration, mesmo que a opção Analógico+Vibração não sejam escolhidos. É o caso de "Castlevania Symphony of the Nigth". Para configurar, clique nas caixas referentes aos botões do Joystick e vá selecionando. Configure da melhor forma que achar necessário.

Escolha dos plugins
Se tudo ocorrer como o planejado então esta tela irá se abrir. Veja um preview de Megaman 8.



Caso ocorra um erro e a dll d3dx9_38.dll seja requisitada, sugiro buscar e instalar a dll e outras que, eventualmente, o seu micro não possuir. Para saber mais sobre o Playstation leia o artigo da Wikipedia. ATENÇÃO! Nem todos os jogos rodam satisfatoriamente no PSX. Acesse aqui a lista de compatibilidade atualizada e veja se o jogo de seu interesse é compatível com o emulador. Até outro post!


Fontes:

Plugins de PSX. Petes' Domain. Acessado em 09 de Fevereiro de 2013.

PSX. PSX Emulator. Acessado em 09 de Fevereiro de 2013.

162 comentários:

  1. eba agora que configurei vou poder jogar resident evil 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me passa o link de download do resident evil 1 pq ñ tou achando

      Excluir
  2. eu baixei finel fantasy VII mas ele não aceita comando do teclado e nem do controle. pq e oq eu devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, ficaria fácil se você deixasse seu nome e e-mail. Em todo o caso, pode ser um erro da ISO ou o PSX está mau configurado. Verifique em Controles se há mais de um plugin na hora em que você coloca o controle. Um deles irá funcionar.

      Excluir
    2. Sou OcamaruBRES e meu e-mail é ocamarubres@yahoo.com.br.
      Eu queria saber se meu notebook pode rodar jogos de PS1 e/ou sega saturn?
      Eis os dados:
      SAMSUNG ELECTRONICS CO., LTD. RV415/RV515
      Sistema Operacional: Microsoft Windows 7 x64 Home Basic
      Processador:AMD E-300 APU with Radeon(tm) HD Graphics 1.3 Ghz
      Memória Total:4.0 GB

      Excluir
  3. Cara, não tô conseguido jogar, o controle não manda os comandos. Se puder dar uma ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite JulioOstroski! Agradeço a visita. Então, você precisa se dirigir para a aba "Controles" e escolher qual o teu tipo de controle. Nesta quarta-feira vou postar os tipos de controles. Agora gostaria de saber qual é o teu tipo de controle. É um da Maxprint? Quantos botões? Agradeço as informações que postar para eu puder ajudar. Boa noite!

      Excluir
    2. Bom dia! Infelizmente devido a contratempos na Universidade, não pude atualizar o post. Entretanto, já encontrei algumas soluções gerais e estou testando plugins. Neste sábado, sem falta, atualizarei i post. Sou grato pela visita e boa semana.

      Excluir
  4. Não consigo configurar o joystick, que é um controle de play 2.
    Não encontro ele nas opções, gostaria de saber se esse controle funciona ou não no emulador de play1 '-'
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita! Bem, esta é a segunda dúvida que me chega. Desde a primeira, estou testando controles e plugins. O problema também pode abranger a configuração da máquina. Mas em todo o caso, neste sábado vou postar algumas soluções gerais e pode ser que a sua esteja dentro desta. Muito obrigado e boa semana.

      Excluir
    2. Boa noite! O controle pode ser usado em emulador de playstation 1. Mas você deve verificar se configurou corretamente o plugin referente ao controle. Qual a marca dele? 12 botões e a mais os analógicos? Se for, sugiro seguir a ideia geral do post.

      Excluir
  5. Bom dia Caro Samuel Bom eu Baxei O emulador Mas Nao Consigo Jogar Pois fala...(CD Inutilizavel Falha ao abrir o arquivo) assim q possivel ajude ,saldades de jogar breath of fire ^^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anonimo, basta apenas colocar a imagem do jogo que quer rodar dentro da pasta 'cdimage' que fica dentro do diretório do emulador psx. Estava com o mesmo problema e agora está funcionando beleza, espero ter ajudado

      Excluir
  6. Boa tarde, nobre colega! Então, o problema não é o emulador, mas a ISO. Você está utilizando CD? Ou ISO? Em todo o caso, ambos estão com problemas. Se for ISO pode ser a extensão "BIM.ECM". É este o caso? Se for este o caso baixe o ECM Tools e transforme o arquivo "BIN.ECM" em "ISO. Não é o caso? É o CD mesmo? Então não poderá fazer nada. Sugiro baixar a ISO deste jogo em outro site.

    ResponderExcluir
  7. E quais bios eu uso e da pra mim jogar so no teclado e pega qualquer jogo em qualquer formato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para encontrar a Bios apenas procure por ela de acordo com o emulador em questão. Dá para jogar apenas com o teclado. Os formatos geralmente estão disponibilizados em ISO ou BIN, todos compatíveis com o emulador.

      Excluir
  8. estou ansioso para relembrar meu jogos favoritos,espero que o emulador pegue comforme o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Obrigado pela visita. Se for feito conforme o tutorial vai funcionar.

      Excluir
  9. muito legal esse blog meus parabéns

    ResponderExcluir
  10. Prezado tutorialista,

    Excelente trabalho, mas gostaria de saber a configuração mínima de um laptop para rodar playstation 1.

    Grato,

    Zeca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro prançhão, o emulador roda em qualquer máquina com Pentium II para cima. Se tua máquina é de 2003, ela roda perfeitamente.

      Excluir
  11. entao meu amg tutorialsta assim eu baixei um jogo em rar extrai uma pasta dle e colokei a data no lugar q vc ensino pra coloka mas quando eu vou joga nao da fika dando erro oq faço como baixo arquivos q nem akele cd q ta na imagem do mega man?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia! meu querido, você descarregou o arquivo e jogou na pasta "cdimagens"? não deve ter outra pasta dentro desta pasta. qual foi o tipo de arquivo baixado? bin, iso ou emc? eu gostaria que vc descrevesse este erro, se há uma mensagem, etc.

      grato pelo acesso e espero a informação.

      Excluir
    2. eu fiz exatamente isso mas provavelmente eh o site, eu baixei em outro o msm arquivo e deu, vlw pelo otimo tutorial

      Excluir
    3. Obrigado pela visita e boa diversão!

      Excluir
  12. eu nao consigo jogar yu gi oh ele carrega mais chega até uma parte e ele para o que eu devo fazer os arquivo que eu uso é o bin é uma imagem de cd mais ele trava o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro,

      Provavelmente é problema na imagem do jogo. Aconselho a baixar em outro site. Também verifique se o emulador está bem configurado. Também leve em conta que o seu micro deve ter uma modesta configuração para rodar este jogo. Aqui rodou perfeitamente. Grato e obrigado pela visita. Espero suas dúvidas.

      Excluir
  13. Parabéns pelo post ajudou muito ... Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Obrigado pela visita. Neste sábado vou mostrar ao vivo como se configura, já que muitos colegas ainda estão perdidos. Claro que há vários e melhores emuladores de Playstation, mas este é mais leve e de fácil configuração.

      Excluir
  14. O som do meu jogo tá cortando :( O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite! Som picotando pode ser vários problemas. Má configuração do emulador, ausência de placa de som ou incompatibilidade do som/emulador ou a rom está com problemas. Para saber como ajudar gostaria que me dissesse quais as configurações do som no teu emulador.

      Excluir
  15. Samuel pode dar uma força no meu problema eu clico em inserir imagem e clico no jogo desejado EX: Jack Chan :p.
    ai a tela abri de boa mas quando apareçe a tela do simbolo da Playstation o jogo para (logo no começo o jogo ainda nem apareceu) tem como vc me ajudar
    Agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Bem, certifique-se de que configurou corretamente o emulador. Se sim, verifique se o arquivo é iso ou bin. Caso seja "ecm.bin" terá que transforma-la. Eu gostaria que desse um print nas configurações de vídeo no emulador tb. Assim poderei ajudar.

      Grato e boa noite!

      Excluir
  16. olá Samuel to com problema com o jogo REloaded.. ele inicia normal ai quando vai escolher 1 player ele buga o som e sai e fala de erro na dump sei laa.. será ki esse jogo é compativel com esse emulador PSX 1.13.. me ajuda.. e se possivel faz uma lista de jogos compativeis com esse emulador amigo.. muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Infelizmente não encontrei este jogo na lista de jogos executáveis no emulador pSX. Eu sugiro trocar para o emulador ePSXe. A lista pode ser acessada aqui: http://psx.silvanthalas.com/psx.html

      Excluir
  17. queria saber um link pra baixar a bios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digite no google "download bios scph1001.bin" e acesso o segundo link da pesquisa. Boa sorte.

      Excluir
  18. opa, gostaria de saber se já tentasses com 2 joysticks, consigo fazer o jogo reconhecer, mas o player 2 nunca funciona, mesmo tendo configurado no emulador, sabes de alguma solução? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi muito bem, mas sim, eu uso as duas entradas no joystick. Para tanto deve-se verificar se a entrada do plugin está selecionada. Muitas das vezes ele não é acionado no player 2. Também leve em conta que tua máquina pode não suportar dois joystick.

      Excluir
  19. Tenho uma dúvida,quando eu vou jogar tem jogos que funcionam de boa,joguei os crashs e o g-darius de boa,só que tem jogos como o jackie chan que não pega só fica na tela inicial do emulador de ps1,e tem tbm o megaman x6 que quando vai enfrentar os chefes ele demora muito pra carregar,já baixei esses jogos várias vezes em vários sites,meu emulador é o psx 1.13,o que eu faço???
    Se possível responda esse comentário,abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Então, o problema pode ser a lista de compatibilidade de jogos para este emulador. Acima você tem a lista mais recente com os devidos jogos. Todos os jogos citados por você apresentam este problema mesmo. Então outra saída é o emulador ePSXe. Mas ele é muito chato de configurar. Sugiro procurar no youtube a maneira correta de configura-lo. Infelizmente não tem resolução para estes problemas no pSX.

      Excluir
  20. estranho meu notebook tem uma configuração ótima até,mais a resolução não fica boa ,e arrumei o grafico ainda conforme você falo ali em cima ,cheguei até colocar alguns jogos aqui que tenho em cd e fica feio,e mais nem aumentei a tela se não ficar tudo quadro hauaehu,oque será?

    ResponderExcluir
  21. Ola boa noite! também não entendi. entretanto, as vezes está relacionado com a resolução do monitor ou a implantação do Direct X mais atualizado. mas se vc usa cd, o problema pode está aí. este emulador é fraco para o uso de cd's. ele é bom, fácil, mas tem deficiências. experimente usar uma imagem iso. lembre-se também da lista de compatibilidade. se estar usando cd's, pode ser que o padrão ntsc ou palm não estão compatíveis. verifique a lista de compatibilidade.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Quando vou configurar os controles(Teclado), ao apertar na tecla para cima na configuração "Up", ele não aceita o comando digamos, ele pula para o "Down", sem configurar o "Up". Se puder me informar o que seria isto, agradeceria. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Jonas! Quando vc aperta o comando ele já configurou automático e daí ele pula para o próximo. Então é só ir dando os comandos enquanto o programa pula para o seguinte.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta rápida amigo, ja deu tudo certo aqui. O jeito foi partir pra "brutalidade" e ficar apertando até que configurasse o "Up" kkk...agora ja posso jogar meu clássico Tony Hawk's Pro Skater 3....vlw

      Excluir
    3. Boa noite Jonas! Agradeço a visita e boa sorte no emulador. Quero lembrar que nem todos os jogos do Playstation rodam nos emuladores do mesmo. Você precisa ter a lista de compatibilidade dos jogos para cada emulador. Aqui neste post você tem a lista de compatibilidade para o pSX. Lá você poderá conferir que jogo tem uma boa aceitação no emulador. Boa noite e boa jogatina!

      Excluir
  24. Muito agradecido por tudo Samuel, obrigado.

    ResponderExcluir
  25. parceiro queria que vc me ajudasse, meu emulador psxfin não ta abrindo as duas janelas corretamente, justamente a tela principal onde eu poderia abrir o jogo fica como se estivesse oculta eu ate vejo ela mais quando eu clico ela não aparece, tenho algumas gravações e não queria perder como é q eu faço?
    tem jeito pra voltar a funcionar corretamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Bem, meu caro colega, não conheço o psxfin, mas uma coisa que sempre dá certo é baixar ele de novo. Após baixa-lo, procura na pasta descompactada o executável e jogue ele para a pasta onde você abre normalmente seu emulador. O problema se resolve.

      Excluir
  26. Valeu cara, vc ajudou bastante,muito obrigado!... Parabéns pelo blog ta muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu caro! Sou grato e boa jogada. Não esqueça que nem todos os jogos são emuláveis. Sempre dê um check na lista de compatibilidade dos emuladores.

      Excluir
  27. véi de boa, fiz td oq vc falou mas no megaman x4 toda vez q eu derroto o monstro o jogo trava, ai nunca passo do 1º chefe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite! velho, o X4 para playstation tem muitos problemas. a melhor forma de você jogar sem bug é a versão para saturn, pelo ssf. da última vez que vi a lista de compatibilidade, o X4 para os emuladores de playstation ainda estavam com problemas. resumindo: o problema é a rom. aconselho a jogar a versão para saturn.

      Excluir
    2. wow,obrigado,eu também quera saber disso

      Excluir
  28. Tem um arquivo bat que o original não tem, huummmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando eu abri a primeira vez também percebi isto. no site do desenvolvedor, a resposta é que o próprio programa gera o bat.

      Excluir
  29. olá grande samuel cara vc pode me ajudar...nâo to conseguindo salvar meus jogos esta dando formata cartâo e quando salvo no quicksave quando fecho as gravaçôes nâo estâo quando abro o emulador de novo ajuda por favor quero jogar chrono cross vlw abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro! Já tive este problema. A solução que encontrei foi criar outro memory card. Pode funcionar para teu caso. Ou então você terá que deletar jogos da memória do card para liberar espaço.

      Excluir
    2. caraca Samuel vc é o cara depois de quase 9 anos tentando vou jogar crono cross vlw mesmo se tiver mais duvidas sei q posso contar com vc abç e reconhecimento garantido ass;joao paulo santos

      Excluir
  30. como faço pra criar outro memory card ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Então, vá em configurações/memory cards/entrada 2. Na entrada 2 digite o caminho. Pode ser Memory Card 2, Save 2, etc. Boa sorte!

      Excluir
  31. Aqui funciona tudo perfeitamenre, queria saber se após criar aquele arquivo do memory card, tenho que criar um para cada jogo ? ou posso salvar normalmente sem pensar nisso ? e Tem algum limite ? cada Memory card é um jogo diferente ? OBG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite! O memory card virtual é apenas ara salvar jogos. Mas ao ficar cheio, como se fosse um memory card de playstation, tem que ir no "console" e esvaziar algum arquivo de jogo salvo. Só dá para criar dois.

      Excluir
  32. Amigo,acredito que eu esteja fazendo tudo certo, mas aparece essa mensagem e não consigo emular nnenhum jogo. Unhandled exception. Save a crash dump ? sim ou não. Se colocar "sim" aparece outra mensagem : Save a full dump (could be very large)? sim ou não. Como resolver ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro. Boa noite! Bem este é um problema que é comum a todos os emuladores e os motivos são vários. Para resolver teu problema você deverá instalar o direct x mais recente para o teu micro. Caso seja este o problema, o emulador rodará. Persistindo o problema, você deverá atualizar os drives de som e gráficos do micro. Sugiro o Slim Drivers para isso. Persistindo o erro, teu micro não tem as configurações mínimas para rodar o emulador. Neste caso mude para outro emulador. Sugiro o SSF.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Caro amigo. Problema resolvido, era atualização do Direct x. Pois configuração do micro não poderia ser, visto que possuo corei5, 4 GB Ram, 3.0 GHZ, Gforce -gtx660 etc...
      Mas, obrigado!

      Excluir
    4. Amigo, por gentileza me ajude a resolver o problema do memorycard. Jogo normal no emulador e tal, porém quando vou salvar no jogo, reconhece tudo certo e quando aparece para escolher o local para salvar trava ex: Cartão de memória 1: 1 não há dados; 2não há dados era só apertar em um desses espaços para salvar, mas não vai....e trava. Quando eu tentei salvar direto pelo emulador, da certo porém da aquele erro mencionado"Unhandled exception. Save a crash dump ? sim ou não. Se colocar "sim" aparece outra mensagem : Save a full dump (could be very large)? sim ou não." Queria tanto zerar Resident Evil 2 denovo.

      Excluir
    5. Olá meu caro! Sugiro fazer as seguinte operações:

      - Inicie o aplicativo em modo de compatibilidade com XP. Problema poderá ser resolvido.

      - Tente atualizar os drivers de som e audio. O problema pode ser a incompatibilidade do direct x.

      - Baixe novamente o emulador. Pode estar com erros.

      - Acesse a lista de compatibilidade dos jogos. Pode ser que a rom apresente erros.

      - Persistindo todos os erros, troque para o ePSXe ou SSF.

      Excluir
  33. Tem como configurar o emulador ou algum outro progama que rode os jogos sem precisar do controle, so utilizando o teclado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, pode ser configurado pelo teclado. é só configurar as teclas em que for usar.

      Excluir
  34. tem como configurar o controle joystick pelo teclado.fabricio belém do pará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Fabrício, se você clicar nos boxes com o teclado, o emulador vai configurar pelo teclado. Se quer o joystick, você deve inserir o mesmo e seguir os passos da configuração do controle. Então é só ir apertando os botões do joystick.

      Excluir
    2. obrigado waleu pela resposta (Fabricio)

      Excluir
  35. caro samuel sei k ex bara nisso entao m ajuda tenho tekke 3 psx mas ta a player no pc com teclado agora queria saber se da para configurar 2player se poderes m salve quero tirar partidas com os bradas please. Adagio elias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Elias. Então, não entendi bem o que disse. Poderia reformular tua pergunta? És de Portugal?

      Excluir
  36. nao. Eu so queria saber se com o jogo de psx podia se jogar no modo vs com um amigo no pc usando teclado mas cheguei de conseguir configurar mas tenho outra preocupacao

    ResponderExcluir
  37. no meu jogo nas configuracoes de bios "o menu das configuracoes e' o mesmo que o das tuas imagens" nos bios tem para ps1 e 2 e o meu esta no 1. Mas em baixo vem: para que mudancas de bios tenham efeito primeiro tens que reiniciar o emulador. Agora como faco para mudar? Adagio elias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá bom dia! para reiniciar é só ir em Arquivo e Sair. Pronto, o emulador está configurado.

      Excluir
  38. no meu caso esta pedindo d3dx9_26.dll
    eu tenho o dll, mais não sei onde colocá-lo.
    poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. No próprio blog tem o link para pedir a DLL executável. Ou você pode achar no youtube como instalar. Deve baixar um arquivo executável.

      Excluir
  39. Caro Samuel, eu usava esse emulador no meu PC e rodava beleza, recentemente adquiri um notebook HP e quando fui relembrar novamente os bons tempos de PSX, o emulador deu problema e aparecia uma mensagem :
    "Failed to find a valid mode (perhaps you need to switch your desktop to 32-bit mode?)"
    e em seguida:
    "Failed to initialise D3D device"

    por favor me ajude, já procurei em muitos sites, mas nunca acho nada para ajudar esse meu problema, já baixei e instalei o DX9 mas nada... =(
    O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o problema reside nas configurações do laptop. portanto, vc deve executa-lo em x86, caso seu sistema seja 64bit. ou então executa-lo em modo de compatibilidade.

      Excluir
  40. SAMUEL QUANDO EU ABRO O PSX EMULADOR APARECE ESTA TAL MALDITA MENSAGEM psx_bios_extractor.exe is not a valid BIOS image,JA CONFIGUREI TUDO DIREITINHO CARA E NÃO DAR PRA JOGAR DE JEITO NENHUM NDVMP ME AJUDE O QUE EU FAÇO AGORA ???????????????????????

    ResponderExcluir
  41. cara ajuda aê,sempre que tô jogando mega man x4 quando passo um dos chefes trava o jogo não vai mais pra lugar nenhum,não é bem um travamento pois mega man continua lá parado respirando e tudo,mas não vai mais pra lugar nenhum

    ResponderExcluir
  42. Muito bom artigo amigo, muito obrigado mesmo pelo seu ótimo trabalho, abraços.

    ResponderExcluir
  43. me responde urgente pra bios eu ponho arquivo CDZ ou BIN? e pra cd images CDZ ou BIN?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Na pasta bios você irá colocar as BIOS. Já as imagens CDZ, BIN, CUE, ISO, etc., você coloca na pasta Images e emula com o daemon tools.

      Excluir
    2. como assim as BIOS as que o emualdor faz?

      Excluir
    3. Boa tarde. Você deve colocar as bios na pasta respectiva. O emulador lê as imagens. Se elas estiverem em formato diferente use o Daemon Tools. Boa sorte.

      Excluir
    4. mas como eu faço as bios? e vlw pelas dicas

      Excluir
  44. Como eu faço a configuração para jogar pelo teclado ? '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só clicar nos boxes e ir pressionado as teclas que vais querer usar.

      Excluir
  45. meu psx 1.13 não quer rodar jackie chan stuntmaster, ele trava durante a segunda tela de inicio do plastation o que eu fasso?

    ResponderExcluir
  46. Samuel meu jogo roda sem lag nenhum mas o som picota eu ja configurei como na imagem e nada pode me ajudar pf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Então você precisa ver se o jogo em questão tem compatibilidade com com o emulador e se o microcomputador/laptop tem as configurações necessárias.

      Excluir
  47. Site com um tutorial bom, mas ainda tenho uma dúvida que não pude sanar até agora, nem sei se você possa mas...
    Bem, nas configurações de BIOS, tem PS1 BIOS e PS2 BIOS, as duas BIOS são referentes ao PS1 ou PS1 é para o Playstation e PS2 para o Playstation 2?
    Agradeço se puder me responder
    patryckpo

    ResponderExcluir
  48. Hey samuel o meu emulador para de funcionar. Aquela pagina preta que se abre junto com o jogo fica totalmente louca aparecendo milhões de coisas e o jogo para de funcionar. Eu to jogando o Spyro 3 nele... Tem como resolver esse problema?

    ResponderExcluir
  49. Ola, como faço para inicializar em modo de tela cheia e nao janela ? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa boite. Vá em configurações de video do emulador. Ou então maximize a tela.

      Excluir
  50. Olá, como faço para jogar com 2 players, tou louco para jogar winning eleven 4 com meu irmão e não consigo, me ajuda por favor ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve configurar para cara entrada os comandos teclado ou joypad que vai usar.

      Excluir
  51. O emulador estava funcionando bem, mas recentemente ele confunde os botões. Por mais que eu configure, ele sempre acaba colocando o "up" no "left", o "start" em algum outro canto, etc. Não é problema no controle, já busquei saber. Ocorre o mesmo quando tento configurar pelo teclado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentou reinstalar o emulador? Tente baixá-lo novamente, na maioria das vezes esses problemas menores são resolvidos.

      Excluir
    2. estou com seguinte problema.. primeiro a muito custo, consegui criar o memory card, depois de tentar arcd1.cue, arcd1.bin e outras coisas que vi por aí na net, consegui apenas selecionando em /cards um arquivo que estava lá com uma extensão própria (eu acho) do emulador .mcr . pois bem, ocorre que por algum motivo, a rom do resident evil, quando tenta-se salvar o jogo no memory card trava o jogo, de inicio pensei que fosse a rom que estava em pt br, baixei então a rom sem alteração e o problema persistiu. quando você inicia o game e vai tentar carregar blza, o memory é reconhecido, fala que no momento o cartao nao tem nenhum save relacionado ao resident, mas quando voce inicia o jogo e tenta salvar naquelas maquinas de escrever do jogo, quando vai pra voce selecionar um diretorio para salvar o jogo trava. o mesmo ocorre quando voce zera o jogo e no final apos os creditos ele vai direto para procurar memory para salvar o progresso e ai trava de novo. vale ressaltar que eu consegui zerar usando uma outra maneira de salvar que é gravando o estado atual, pressionando F6 ele salva aquele exato momento que voce aperta o F6, quando voce reinicia o emulador é so apertar F1 que ele volta a partir do momento que voce pressionou o F6 anteriormente. ocorre que dessa maneira nao me atende porque no resident 2 eu queria salvar no modo normal, para depois ele liberar o hard e assim por diante (quero testar tudo relacionado ao detonado do game, como roupas secretas, todos os documentos, finais alternativos e tudo mais que tiver no detonado do game) e isso só é possivel gravando no memory os rankings que voce consegue após zerar. Gravando o estado atual nao dá, até por que quando zero ele esta travando e ai como nao tem o save no memory eu tenho que reiniciar e ele nao vai reconhecer que eu zerei o jogo anterior, so vou conseguir voltar com o estado atual.. enfim (acabei me estendendo de mais :p) queria saber se alguem esta com problema semelhante de travar o resident ao tentar salvar no memory criado e se tem alguma solução - ressalto também que o memory esta funcionado normalmente com outras roms (na verdade testei so com mais um rom: Vigilante 8 off second que é muito loko! e nao tive nenhum problema para salvar e carregar os saves depois de reiniciar o emulador), somente com resident evil ocorre esse problema de travar o game ao tentar salvar.. se tiver alguma solução agradeceria.. vlw pessoal!

      Excluir
    3. Caro Emerson. O F6 ou a aba "Gravar estado" tira cópias ou imagens do estado atual do jogo. Claro que dá para utilizar. BAsta adotar uma metodologia simples. Utilize o slot 1, após terminar o jogo e liberar o hard, grave o estado no slot 1. Não utilize F6. Vá na aba. E vá utilizando os outros slots. Boa sorte.

      Excluir
    4. Samuel, em qualquer situação em que eu zere o jogo ele trava, porque ao final após os créditos, ele tenta identificar se há um memory card configurado para dar a opção do jogador salvar ou não e é nesse momento que o jogo trava, ele não chega nem a me dar a opção de não salvar para poder usar o F6.. isso ocorre independentemente de ter um memory card configurado ou não, ou seja, uma vez que o jogo é zerado, ele trava e por tanto não chega nem a liberar o hard. Andei pesquisando e encontrei casos semelhantes na net, ao que parece é algum tipo de bug no emulador.

      Excluir
    5. Caro Emerson, você já leu a lista de compatibilidade? Nem todos os jogos são emuláveis. E este emulador segue a regra. Sugiro ler a lista sempre que for baixar jogos para este emulador.

      Excluir
    6. Vou procurar essa lista aí Samuel, obrigado por me responder :)

      Excluir
  52. Já reinstalei o emulador, mas o problema persiste. =/ O que mais posso fazer?

    ResponderExcluir
  53. Eu tenho um problema no meu emulador. É que eu jogo Megaman X4 e quando venço um chefe, a fase não acaba. O Megaman fica lá paradão feio um bobo e o jogo não roda mais. O que devo fazer? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jogo não funciona com este emulador. Leia a lista de compatibilidade.

      Excluir
  54. Eu tenho um problema. meu emulador só fica na tela preta, ja tentei tudo mas não inicia nenhum jogo, eu até baixei outro mas nao muda oque deve fazer? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a lista de compatibilidade. Pode ser o jogo. Ou pode ser problema de dll. Se for isso não posso ajudar.

      Excluir
  55. Samuel, aqui configurei tudo direitinho, mas em qualquer jogo, os comandos direcionais ficam invertidos, o que era pra ser direita é esquerda e vice-versa. Como resolvo isso?

    ResponderExcluir
  56. Samuel Por favor não estou Conseguindo Salvar o Jogo Yu-Gi-Oh Forbidden Memories,Ele salva durante o Jogo todo tranquilo,mas quando chega no Ultimo Save do Jogo pra passar os Creditos,Fala assim "UNABLE TO LOCATE LOAD DATA!"
    O que será que esta acontecendo?Já usei todas as Versões e NADA,e o que me Incomoda é que no Meu Note ele salva de Boa!Ve ai se pode me dar um Help!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja a lista de compatibilidade fera. Se funciona no laptop então bacana. Deve ser problema na máquina. Daí não posso ajudar.

      Excluir
  57. Caro Samuel
    O emulador reconhece o controle, é o scph 1200 do ps1, pois todas as teclas funcionam no momento da configuração do mesmo sem problemas, porém nos jogos e na tela inicial do console o joystick não funciona, esta mortinho, mortinho.
    Tem ideia da causa desse problema?
    Obrigado
    Marcelo

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde, bom eu abaixei yu gi oh forbidden so qe nao consigo jogar, aparece uma img de bloqueio com umas coisas escritas qe nao da para ler, abaixei o yu gi oh por este site http://coolrom.com/roms/psx/39843/Yu-Gi-Oh!_Forbidden_Memories.php
    e la so tem a pasta bin e cue... e eu clico no bin para rodas e nao vai.... oque eu preciso fazer para jogar este jogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure outro site, alguns download do YugiOH FM vem com esse bug mesmo... tbm procure com arquivo .CDZ , consegui baixar tranquilo e rodou perfeito . segue link pra ajudar .
      http://casadoyugi123.blogspot.com.br/2014/06/yu-gi-oh-forbidden-memories-para-pc-e.html

      Excluir
  59. oi tb bom entao eu tenho uma duvida eu tenho um joystick e jogo direto BOF4 so que guando baixei o final fantansy tactics ele nao funciona voce me explica oq houve ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem sempre os joystick funcionam de forma satisfatório em casa jogo. você deve reconfigurar o controle no emulador. observe que pode não funcionar. veja a lista de compatibilidade dos jogos.

      Excluir
    2. Quanto ao funcionamento do joystick fica uma dica.
      Eu instalei o emulador em um notebook i5 com 4 GB de ram com Windows 8 e conectei o controle do meu Xbox One via porta USB. O S.O reconheceu de primeira e ja fui pra confugurar o controle no emulador. Dai vem o pulo do gato.
      Identifiquei o controle e logo abaixo deixei como controle padrao.
      Configureu cada botao de acordo com os padroes Xbox/PsX e dei OK. Funcionou com os seguintes jogos:
      Resident Evil 2 e 3
      Kingsleys Adventure
      Crash Team Racer
      Castlevania Symphony of the Night

      Duvidas, podem me mandar email dinholevy@hotmail.com

      Excluir
    3. Quanto ao funcionamento do joystick fica uma dica.
      Eu instalei o emulador em um notebook i5 com 4 GB de ram com Windows 8 e conectei o controle do meu Xbox One via porta USB. O S.O reconheceu de primeira e ja fui pra confugurar o controle no emulador. Dai vem o pulo do gato.
      Identifiquei o controle e logo abaixo deixei como controle padrao.
      Configureu cada botao de acordo com os padroes Xbox/PsX e dei OK. Funcionou com os seguintes jogos:
      Resident Evil 2 e 3
      Kingsleys Adventure
      Crash Team Racer
      Castlevania Symphony of the Night

      Duvidas, podem me mandar email dinholevy@hotmail.com

      Excluir
  60. Oi, recentemente baixei o yu gi oh forbidden memories e estou jogando com o psx. Meu problema é na hora de carregar jogos salvos, ele fala que não tem nada salvo. Tentei utilizar o F6 e F1 mas ele só funciona se o jogo estiver aberto, quando eu inicio o jogo novamente e aperto F1 não acontece nada, todas as configurações voltaram antes de ser mudadas por mim (controle, memory card etc).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este jogo não têm suporte para o emulador, conforme a lista de compatibilidade.

      Excluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. Bom dia, gostaria de saber qual a melhor resolução pra jogar em modo tela cheia!? desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom depende do micro. O emulador é leve. Mas vai depender do micro. Daí não tem como saber.

      Excluir
  63. Tem como ativar pulo de quadros sem precisar segurar uma tecla? tipo aki eu clico em backspace e o jogo vai + rapido, mas tem como fazer isso sem precisar teclar em nada? tentei as opçoes e n consegui

    Outra coisa é sobre a resolução q eu altero e n vejo diferença, tem configurações q so tem efeito no modo full screen?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Só funciona o backspace. A resolução depende do poder de fogo do teu micro. Aqui todas funcionam. Se você quer ver a diferença é só desativar os filtros...

      Excluir
  64. Caro amigo, pode me ajudar ?, eu baixei e configurei o psx tá normal, porem ao jogar Megaman x4 e derrotar Web spider, o primeiro chefe do jogo, o meu personagem fica parado em vez de ir pra base dele, qual o erro pode está acontecendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jogo não funciona bem no emulador. Troque para o emulador do Sega Saturn. Aqui também têm um post de como configura-lo. Leia a lista de compatibilidade de jogos para o emulador.

      Excluir
  65. Oque eu faço amigo meu problema e que aparece, slot de cartao de memoria e tramca tudo o emulador psx e n responde ?

    ResponderExcluir
  66. Amigo, estou tendo problemas com todos os tony hawks, todos os jogos entram beleza, mas quando tento salvar qualquer um deles, o jogo trava, o que pode ser, desde ja obrigado!

    ResponderExcluir
  67. amigo eu n tenho nem um programa para as imagens e o deamon tols eh pago. ai da erro. qual programa devo baixar para conseguir baixar os rons e eles abrir aqui. pq tem que ter programa pora criar imagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Não existe programa para baixar roms, fera. Os sites de jogo já fornecem em formato ISO. O daemon tools pode ser usado de forma gratuita, com funcionalidades reduzidas. Instale o programa, baixe as ISO's e emule o jogo. No youtube há vários canais ou videos ensinando a usar o daemon tools. Antes de rodar o jogo veja se ele está na lista de compatibilidade. Obrigado pela visita.

      Excluir
  68. os jogos que eu baixo sempre estão travando, baixei de varios lugares, o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja a lista de compatibilidade do jogo em relação ao emulador.

      Excluir
  69. Uso emuladores a um bom tempo,uso 2 com frequência o psx v1.13 e o epsxe 1.9.Hj baixei o epsxe 2.0 para testar.No psx v1.13 tem alguns jogos que o controle não funciona,nem o teclado... e olhe q tenho uns 100 jogos de psx,hj vo tenta mudar as config do controle nos jogos q não funcionam.É provável q seje na iso neh?

    ResponderExcluir
  70. Uso emuladores a um bom tempo,uso 2 com frequência o psx v1.13 e o epsxe 1.9.Hj baixei o epsxe 2.0 para testar.No psx v1.13 tem alguns jogos que o controle não funciona,nem o teclado... e olhe q tenho uns 100 jogos de psx,hj vo tenta mudar as config do controle nos jogos q não funcionam.É provável q seje na iso neh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O motivo é lista de compatibilidade. Alguns jogos tem suas funcionalidades reduzidas devido a compatibilidade com o emulador. Leia a lista e veja se o jogo em questão apresenta problemas ao rodar no emulador.

      Excluir
  71. Olá Samuel
    Achei o seu tutorial mas to com uma dúvida.
    Tenho dois controles USB o primeiro aceitou de boa, mas não aceita o segundo não responde, o que eu posso fazer. para que ele aceite os dois controles USB ? agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  72. Ola jogo alone in the dark the new nightmare no teclado e precisava dos comandos dos analógicos, como faço pra configurar?
    Luis Turella
    luish.turella@hotmail.com
    Por favor me ajude

    ResponderExcluir
  73. salve glr, eu tenho um PC com configuração de 2006 e quero recomendações de jogos (pode ser de psx ou um arquivo .exe) pois ele é HIPER fraco e por ser antigo o HD dele apresenta lentidão de vez em quando. esses são as configurações dele:
    RAM: 446MB
    Vídeo: 64MB
    Processador: Intel Celerod D CPU:3.06GHz
    HD: 80GB
    O.S.: Windows & Starter X86 (32 bits)

    me ajudem pfv (°-°)
    ____| |____
    / _ _ \
    / / | | \ \

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei rfazer um carinha mais depois de postar ele embaralhou tudo

      Excluir
    2. Boa noite. Na atualidade todos os emuladores só funcionam com RAM mínima de 1 GB. Mesmo com teu micro possuindo 3.06 GHz de barramento, muito superior é verdade, não têm combate com esta ram.

      Excluir
  74. ai gente boa noite eu tenho uma pequena duvida como faço pra jogar castlevania symphony of the night com o castelo invertido no psx o meu so tem a versao com final ruim

    ResponderExcluir
  75. Alguém por favor, pode me indicar jogos com gráficos de PS1 em formato EXE, pois o meu pc é muito fraco e não roda emuladores de ps1.

    ResponderExcluir
  76. Olá bom dia, boa tarde, boa noite, eu estou utilizando o emulador PSX e ele fica dando esse erro no meio do jogo;

    "b0rken" (Unhandled exception)

    se alguém puser me ajudar ficarei muito grato!!! :)

    ResponderExcluir
  77. meu PC É PESSIMO mas tem um problema que vem acontecendoe e chega a ser irritante, eu abro emulador e aparece a seguinte mensagem "b0rken" (Unhandled exception) save a crash dump ?
    já tem tempo que quero uma solução pra isso mas ao que parece a internet n sabe como resolver mas vim aqui com esperança.

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde, estou com um probleminha no PSX, configurei o controle para jogar o homem aranha, mas quando fui jogar mortal Kombat 3 o controle não funciona, também não funcionou com o Tarzan, Gran Turismo. O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  79. To tentando configurar mas o analógico não quer funcionar. To jogando o crash bandicoot 2 e só funciona o direcional. Na hora de configurar reconhece, mas na hora de jogar não reconhece o analógico. Ou fica bastante lento pra funcionar. O que pode tá acontecendo?

    ResponderExcluir
  80. estou usando esse emulador com essas configurações e varios jogos que não quer rodar Disney's Tarzan e nem Castlevania - Symphony of the Night que deveria rodar ja baixei varios diferentes em sites e nada vc poderia me ajudar meu email valdiniz2007@hotmail.com

    ResponderExcluir

Os comentários aqui postados não refletem necessariamente a posição deste blog. Desaconselho o uso de caixa alta. Ao blog reserva-se o direito de não publicar comentários de anônimos. Peço gentilmente àqueles que não tem conta no Google que deixem o nome após o comentário, caso não queiram se enquadrar na categoria Anônimo. Desde já agradeço os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...