quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Resolvendo o problema do plugin Comments do Facebook

Atualizado em 02 de Abril de 2012, 08 H 55 GMT

A integração de blogs e sites com o Facebook virou febre. Qualquer blogueiro desejoso de um maior número de acesso por meio da maior rede social deve possuir ao menos um destes plugins. Entretanto, alguns destes plugins são dificeis de se configurar, já que o site não oferece um exemplo claro para leigos no assunto e dado o fato de está em inglês.

No ano passado decidi colocar os plugins Recommend, Like, Like Box e Comments em meu blog. Estes plugins podem ser encontrados em http://developers.facebook.com/docs/plugins/. Os dois primeiros não ofereceram problemas, mas os dois últimos sim. Para este post vou mostrar a forma de se corrigir o problema do plugin Comments e deixarei para outra oportunidade a resolução do problema com o Like Box. Vale lembrar que a inserção deste plugin irá deixar o carregamento de páginas do blog pesado.

A adição do botão Comments gera um resultado estranho nos comentários do blog. Se alguém postar alguma mensagem em determinado post, este comentário aparecerá em todos os post do blog. Procurei por alguma dica nos vários blogs de dicas para para o blogger, mas só encontrei com CSS ou outros meios mais complicados. Depois de examinar o código gerado pelo Facebook decide fazer algumas mudanças nas linhas do HTML5 e encontrei os resultados satisfatórios. Os passos foram realizados por meio de blog de testes.



Observem que inseri a URL do blog no campo indicado. Logo após este processo, cliquei em Get Cod. Aqui surge o código. Eu escolhi o HTML5.


As mudanças que serão realizadas estão na segunda caixa. Localize a linha abaixo:

data-href="http://seublog.blogspot.com/"

Apague e substitua por esta expr:href='data:post.url'. Esta nova linha permitirá que os comentários sejam alocados apenas no post relacionado. Eu coloquei o botão Comentários depois da linha <span class='post-location'>. Particularmente eu vejo um melhor agrupamente se inserido depois desta tag.

6 comentários:

  1. Samuel, perfeito!!! Procurei ontem em diversos lugares e não tinha achado a solução até agora. E você provou como é simples a correção para esse problema, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo esta é a forma mais fácil e mais precisa possível. Não precisa de CSS e nada. Apenas mudanças nas linhas básicas do HTML e pronto.

      Excluir
  2. Parabéns, isso resolveu meu problema, porém estou com mais uma duvida quanto ao puging de comentários...
    ele está oscilando muito ultimamente.
    As vezes ele aparece e as vezes não. isso está sendo muito ruim para meu blog, afinal algumas pessoas poderiam ter comentado e divulgado, mas como o plugin nao apareceu...
    como faço para ele parar de oscilar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá tudo bem? bem a oscilação é um problema detecado há algumas semanas. é porque ele carrega de forma completa, e não apenas visualização. eu li na resolução de problemas que eles vão disponibilizar, em breve, um código mais simples. como eu não colokei no Head, ele tb fica com esta oscilação. estou esperando a correção. em breve traduzo e posto aki. mas também pode ser erro no html do seu blog. me mande a mensagem ou imagem de como se comporta.

      Excluir
  3. Cara parabéns,vc foi o único a dar solução para o problema de forma objetiva.Vlw mesmo irmão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcos Sales. Estou estudando novas formas de melhorar ainda mais o uso do plugin. Estou tendo erros e acertos. Mas em breve vou postar.

      Excluir

Os comentários aqui postados não refletem necessariamente a posição deste blog. Desaconselho o uso de caixa alta. Ao blog reserva-se o direito de não publicar comentários de anônimos. Peço gentilmente àqueles que não tem conta no Google que deixem o nome após o comentário, caso não queiram se enquadrar na categoria Anônimo. Desde já agradeço os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...