sexta-feira, 22 de julho de 2011

Construindo um veleiro - The Splinter

Quando eu era estudante do ensino fundamental (os leitores já devem ter percebido que isto ocorreu lá pela Idade Média) passava as férias no interior de Autazes, no sítio de meu tio. Lá, um dos meus passatempos prediletos, além de ser escravizado no trabalho braçal, era "andar de canoa". Eu era uma desgraça! Não remava muito bem. Era um lerdo. Mas remar era muito legal. Havia a sensação de ser levado até onde as águas acabassem. Houve uma vez que a canoa em que eu estava passou por cima de um jacaré, mas isto é outra história. Quando eu remava, a imagem de algum veleiro visto na televisão me vinha a mente. Eu pensava: "Um dia terei um? Serei rico o suficiente para ter um iate, veleiro ou barco?" Nada de ficar rico nos dias atuais.

Muitos anos passaram-se e em um destes dias de ócio na web, encontrei um link da FAO com downloads de livros e plantas de construções de barcos, veleiros, canoas etc. E, em um link feio e escroto, encontrei o ouro. Veleiros. Veleiros simples e de fácil construção. Comecei a ler os projetos plug-in-play e baixei alguns para serem construídos em um futuro megalomaníaco próximo. Ao examinar as plantas verifiquei que estas não eram complicadas e que existiam diferentes níveis de dificuldade. Todos os projetos eram realizavéis. Todavia, as plantas possuem vários inconvenientes: estão no sistema métrico inglês, foram projetadas para serem construidas em folhas de compensado ou tábuas com cortes padronizados e a maioria dos cascos estão adaptados paras as águas temperadas. Porra! E agora José?

Bem, agora começa a remodelagem dos projetos para os materiais disponíveis, realidade e condição de águas amazônicas. Nada de tábuas pequenas, montagens de cavaletes, mastros longos, etc., etc., etc. A ordem é o emprego madeira de lei, tábuas longas e muita disposição e força física. Bem, ainda não construir meu veleiro, mas um dos projetos fáceis de execução será postado aqui. Vejam: não é o mais fácil. Em breve postarei um nível mamão com açucar. As adaptações para o Sistema Internacional de Unidades (SI) façam vocês, seus merdas. Nem tudo é de graça!

O projeto de veleiro foi retirado da revista Boat Builder 1976. Os direitos autorais já foram para o saco. O projeto chama-se Splinter - A Sailing ToothPick. Uma tradução livre possível é Splinter - Um Veleiro Palito-de-Dente. Deve ser uma expressão para a forma do veleiro. Esteja à vontade para discordar e mandar uma tradução possível. Serei grato. As medidas estão em polegadas e pés. Eu já disse que não é de graça, mas vou dar uma dica: para converter polegadas em centímetros ou metros, multiplique o valor por 2,54 (centímetros) ou por 2,540 000 E-01 (metros). Para pés utilize o valor 3,048 000 E-1m. Chega de falação e vamos ao que interessa! Eis o projeto.


Splinter


Bem, aí está! Quem estiver disposto a traduzir à volonté! Jusqu'à ce que le prouchain projet!

2 comentários:

  1. As medidas deverao ser dobradas, senao vai ter erro. diego costa

    ResponderExcluir
  2. De fato, as medidas estão no sistema inglês. Para o Splinter, se for, e.g., 17 pés e na converção cair em 3,7 metros, então deve-se ou arredondar para cima, ou usar com os algarimos decimais, mas perceber-se-á que ao chegar nas medidas mais pequenas vai haver problemas de medição. Nas maquetes que fiz houve problemas com o quadro geral. Estou verificando medidas melhores e em breve vou postar quais medidas useis nos modelos gerais.

    ResponderExcluir

Os comentários aqui postados não refletem necessariamente a posição deste blog. Desaconselho o uso de caixa alta. Ao blog reserva-se o direito de não publicar comentários de anônimos. Peço gentilmente àqueles que não tem conta no Google que deixem o nome após o comentário, caso não queiram se enquadrar na categoria Anônimo. Desde já agradeço os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...