quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A devassa contra os Índios Mura no Século XVIII

Índio Mura
No ano de 1738, nas adjacências do rio madeira, houve ataques a colonos, missionários, tropas e outras nações indígenas por parte de um grupo indígena aguerrido: os Mura. Estes índios atacaram aldeias, vilas, postos militares e causaram muita destruição nos lugares do Rio Madeira. Já de praxe, foi feito um pedido de guerra justa contra os índios Mura. Entretanto, como demorava a chegar a licença, os colonos e militares decidiram agir por conta própria e atacaram os Mura.

Os Muras constituíram uma tribo de língua isolada. Após as várias campanhas das Tropas Auxiliares, epidemias de sarampo e varíola e constante retalições dos Mundurucus, os Muras  viram-se reduzidos. No final do século XVII, uma lenta adoção da língua geral é notada no meio Mura.

Episódio controverso da história colonial portuguesa, durante toda a historiografia brasileira e portuguesa os motivos dos ataques Mura e contra-ataque português nunca foram dividamente esclarecidos. Ora, as circunstâncias conjunturais implicam em interpretações diacrônicas. Porém, na década de 1980, um professor do departamento de História da Universidade do Amazonas, em viagem a Portugal, encontrou os documentos, inéditos, sobre o acontecimento. Destes documentos  surgiu livro intitulado "Autos da Devassa sobre os Índios Mura", pelo extinto CEDEAM - Comissão de Documentação da Amazônia. Os verdadeiros motivos, litígios e posterior devassa estão agrupados neste livro e pode ser consultado na biblioteca da Universidade Federal do Amazonas e no Museu Amazônico.

Mas para aqueles que não estão muito afim de viajar até aqui em Manaus será disponibilizado neste blog os documentos da Devassa. O primeiro documento data de 13 de Outubro de 1738. Já a transcrição, paciência filho! Faça você mesmo!

2 comentários:

Os comentários aqui postados não refletem necessariamente a posição deste blog. Desaconselho o uso de caixa alta. Ao blog reserva-se o direito de não publicar comentários de anônimos. Peço gentilmente àqueles que não tem conta no Google que deixem o nome após o comentário, caso não queiram se enquadrar na categoria Anônimo. Desde já agradeço os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...