Conforme deliberação do XIX CEUFAM, o DCE-UFAM está desfiliado da UNE. Mas ninguém quer cumprir! É simples: todos são aparelhos partidários. Não cumprem as próprias regras dos Estudantes. Por isso, quando chegam ao Congresso, destroem as nossas leis.
Comissão de Organização e Credenciamento do XX Congresso dos Estudantes da UFAM
12,13 e 14 de Outubro de 2007, Manaus/AM
Faculdade de Enfermagem
Faculdade de Enfermagem
I – CONJUNTURA
1) Autonomia das entidades frentes aos governos;
2) Campanha de combate à corrupção e contra a política macroeconômica do Governo Lula;
3) Anulação do leilão da Vale do rio Doce;
4) Reestatização da Cia Águas do Amazonas;
5) Pela autodeterminação dos povos.
II – EDUCAÇÃO E UNIVERSIDADE
1) Defesa intransigente da educação pública, gratuita, laica, socialmente referenciada e para todos;
2) Verbas públicas para a educação pública;
3) Repúdio a aprovação do REUNI no CONSUNI/UFAM;
4) Concurso público imediato para professores e técnicos administrativos para as IFES;
5) Pela garantia das condições básicas de convivência na UFAM: com segurança, fazenda experimental funcionando com qualidade, assistência estudantil, acervo bibliográfico atualizado e acesso à internet;
6) Que a UFAM possa ter um banco de informações para a realização de pesquisa no AM;
7) Acesso, permanência e políticas de ensino, pesquisa e extensão para indígenas na UFAM;
8) Que se concretizem parcerias com instituições de conhecimento científico.
III – MOVIMENTO ESTUDANTIL
1) Que o DCE passe a representar apenas os alunos de Manaus e que cada pólo passe a se organizar autonomamente com diretórios regionais;
2) Que cada pólo passe a construir seu próprio DCE;
3) Que seja criado no DCE um diretor de interiorização que possa fomentar a criação dos DCE´s regionais;
4) Que seja criada a bandeira/logotipo do DCE através de concurso;
5) Que o movimento estudantil se mobilize a favor de uma política ambiental na Amazônia que não se baseie em um jogo político e para o mercado;
6) Restauração do prédio histórico do DCE;
7) Por uma Sub-sede do DCE no Campus;
8) Criar grupos de trabalho especializado que possam acompanhar a execução orçamentária da UFAM e divulgue a análise crítica dos acadêmicos;
9) Que o DCE faça contar em seu estatuto a clareza as sua prestação de contas;
10) Que o DCE construa junto com a PROCOMUM, os jogos Universitários buscando angariar fundos que possam ampliar e potencializar essa atividade;
11) Que o DCE cadastre os Centros Acadêmicos ativos, reative os inativos e crie os inexistentes;
12) Fomentar e incentivar a instalação das representações discentes onde não há;
13) Paridade estudantil nos conselhos;
14) Que a próxima gestão do DCE possa criar uma comissão/diretoria para exigir a aplicabilidade do conhecimento produzido na UFAM com retorno para a sociedade;
15) Construir no âmbito do movimento estudantil, uma estrutura que promova mais espaços de debate e de formação sócio-politica, chamando todas as instituições políticas e organizações para o debate;
16) Que o DCE possa travar um amplo debate sobre o FUM (Festival Universitário de Música) e possa penalizar aqueles que se utilizarem dele de forma privada (vende-lo);
17) Criação de projeto de extensão para o resgate da história do DCE UFAM;
18) Pela casa do Estudante no Campus para incrementar o acesso e permanência dos discentes do interior na UFAM;
19) Que a comissão eleitoral para o DCE 2007 seja composta por Centos Acadêmicos;
20) Composição da diretoria do DCE colegiada e de forma majoritária;
21) Eleição para 13 Diretores Executivos do DCE (conforme Estatuto aprovado) e que depois de eleitos, o DCE percorra as unidades acadêmicas para fazer a eleição dos Diretores de Unidade;
22) Eleição do DCE para 5 de dezembro;
23) Mais debate realizado pelo DCE sobre o REUNI;
24) Construir uma plataforma que indique onde a verba do REUNI possa ser melhor aplicado, com prioritariamente na assistência estudantil.
IV – UFAM E AMAZÔNIA
1) Estimular projetos de pesquisa sobre educação ambiental criando extensões que envolvam a comunidade, pesquisadores e moradores a partir da sua própria realidade;
2) Criar grupos próximos a Pró reitoria de extensão para discutir os grandes projetos ligados ao desenvolvimento da nossa região, estimulando a participação discentes através da obtenção de créditos e certificação;
3) Fazer uma busca e mensurar a quantidade de produção acadêmica jogadas ao relento na biblioteca do ICHL;
4) Solicitar aos docentes as bibliografias produzidas regionalmente para conhecimento da produtividade acadêmica;
5) Construir um projeto de extensão institucional que realiza uma relação entre os diversos ramos da ciência;
6) Ir para as ruas fazer uma mobilização entre a sociedade propondo a defesa da Amazônia.
Acesse aqui a Plenária Final do XXII CEUFAM.
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