terça-feira, 24 de junho de 2008

Resoluções do XX Congresso dos Estudantes da UFAM

Conforme deliberação do XIX CEUFAM, o DCE-UFAM está desfiliado da UNE. Mas ninguém quer cumprir! É simples: todos são aparelhos partidários. Não cumprem as próprias regras dos Estudantes. Por isso, quando chegam ao Congresso, destroem as nossas leis.

Comissão de Organização e Credenciamento do XX Congresso dos Estudantes da UFAM
12,13 e 14 de Outubro de 2007, Manaus/AM
Faculdade de Enfermagem


I – CONJUNTURA

1) Autonomia das entidades frentes aos governos;

2) Campanha de combate à corrupção e contra a política macroeconômica do Governo Lula;

3) Anulação do leilão da Vale do rio Doce;

4) Reestatização da Cia Águas do Amazonas;

5) Pela autodeterminação dos povos.


II – EDUCAÇÃO E UNIVERSIDADE

1) Defesa intransigente da educação pública, gratuita, laica, socialmente referenciada e para todos;

2) Verbas públicas para a educação pública;

3) Repúdio a aprovação do REUNI no CONSUNI/UFAM;

4) Concurso público imediato para professores e técnicos administrativos para as IFES;

5) Pela garantia das condições básicas de convivência na UFAM: com segurança, fazenda experimental funcionando com qualidade, assistência estudantil, acervo bibliográfico atualizado e acesso à internet;

6) Que a UFAM possa ter um banco de informações para a realização de pesquisa no AM;

7) Acesso, permanência e políticas de ensino, pesquisa e extensão para indígenas na UFAM;

8) Que se concretizem parcerias com instituições de conhecimento científico.


III – MOVIMENTO ESTUDANTIL

1) Que o DCE passe a representar apenas os alunos de Manaus e que cada pólo passe a se organizar autonomamente com diretórios regionais;

2) Que cada pólo passe a construir seu próprio DCE;

3) Que seja criado no DCE um diretor de interiorização que possa fomentar a criação dos DCE´s regionais;

4) Que seja criada a bandeira/logotipo do DCE através de concurso;

5) Que o movimento estudantil se mobilize a favor de uma política ambiental na Amazônia que não se baseie em um jogo político e para o mercado;

6) Restauração do prédio histórico do DCE;

7) Por uma Sub-sede do DCE no Campus;

8) Criar grupos de trabalho especializado que possam acompanhar a execução orçamentária da UFAM e divulgue a análise crítica dos acadêmicos;

9) Que o DCE faça contar em seu estatuto a clareza as sua prestação de contas;

10) Que o DCE construa junto com a PROCOMUM, os jogos Universitários buscando angariar fundos que possam ampliar e potencializar essa atividade;

11) Que o DCE cadastre os Centros Acadêmicos ativos, reative os inativos e crie os inexistentes;

12) Fomentar e incentivar a instalação das representações discentes onde não há;

13) Paridade estudantil nos conselhos;

14) Que a próxima gestão do DCE possa criar uma comissão/diretoria para exigir a aplicabilidade do conhecimento produzido na UFAM com retorno para a sociedade;

15) Construir no âmbito do movimento estudantil, uma estrutura que promova mais espaços de debate e de formação sócio-politica, chamando todas as instituições políticas e organizações para o debate;

16) Que o DCE possa travar um amplo debate sobre o FUM (Festival Universitário de Música) e possa penalizar aqueles que se utilizarem dele de forma privada (vende-lo);

17) Criação de projeto de extensão para o resgate da história do DCE UFAM;

18) Pela casa do Estudante no Campus para incrementar o acesso e permanência dos discentes do interior na UFAM;

19) Que a comissão eleitoral para o DCE 2007 seja composta por Centos Acadêmicos;

20) Composição da diretoria do DCE colegiada e de forma majoritária;

21) Eleição para 13 Diretores Executivos do DCE (conforme Estatuto aprovado) e que depois de eleitos, o DCE percorra as unidades acadêmicas para fazer a eleição dos Diretores de Unidade;

22) Eleição do DCE para 5 de dezembro;

23) Mais debate realizado pelo DCE sobre o REUNI;

24) Construir uma plataforma que indique onde a verba do REUNI possa ser melhor aplicado, com prioritariamente na assistência estudantil.


IV – UFAM E AMAZÔNIA

1) Estimular projetos de pesquisa sobre educação ambiental criando extensões que envolvam a comunidade, pesquisadores e moradores a partir da sua própria realidade;

2) Criar grupos próximos a Pró reitoria de extensão para discutir os grandes projetos ligados ao desenvolvimento da nossa região, estimulando a participação discentes através da obtenção de créditos e certificação;

3) Fazer uma busca e mensurar a quantidade de produção acadêmica jogadas ao relento na biblioteca do ICHL;

4) Solicitar aos docentes as bibliografias produzidas regionalmente para conhecimento da produtividade acadêmica;

5) Construir um projeto de extensão institucional que realiza uma relação entre os diversos ramos da ciência;

6) Ir para as ruas fazer uma mobilização entre a sociedade propondo a defesa da Amazônia.


Acesse aqui a Plenária Final do XXII CEUFAM.




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